10 Super dicas para você viajar sem gastar muito!

10 Super dicas para você viajar sem gastar muito!


A maioria dos brasileiros está sempre com o orçamento “apertado”, mas nem por isso  deixar de viajar e curtir a vida  é o caminho certo. O importante é simplesmente curtir o lugar. Este é um poderoso incentivo para economizar em coisas “fúteis”, enquanto continua a ter uma grande viagem.

1 – Aproveite as tarifas “Last Minute” dos hotéis

imagem1Geralmente reservar hotéis dentro dos 20 dias que   antecedem a hospedagem, pode garantir excelentes tarifas. Mas não vai pensar que se deixar para reservar na véspera do Reveillon, por exemplo, você vai conseguir boas tarifas, na verdade é provável que você não consiga nem vaga. Essa dica vale apenas para baixa temporada, fora de feriados e grandes eventos.  Vale a pena conferir o calendário nacional da cidade que você pretende visitar na fase de planejamento para evitar esse tipo de problema.

2 – Downgrade na hospedagem

imagem2O importante é analisarmos o que realmente precisamos.  A economia na escolha do tipo de apartamento é absurda. É possível conseguir descontos incríveis pelo simples fato de você optar por um apartamento standard no lugar da suíte master, por exemplo. Por que reservar um quarto com jacuzzi, se você vai ficar a maior parte do tempo conhecendo o destino?
Supere isso e economize muito para viajar mais vezes!

3 – Viaje na baixa temporada

imagem3Na grande maioria dos países, basicamente, os preços ficam o dobro, triplo… na alta temporada. Pesquise os períodos de baixa que, além de economizar, o transito é melhor, você é melhor atendido, os locais estão mais limpos e não precisa enfrentar filas para tudo.

4 – Arrume uma mochila

imagem4Mochilão não é só exclusividade dos mochileiros. Optar por levar mochilas com o mínimo pode ser extremamente vantajoso. Se as suas malas são pesadas você vai pagar: por um táxi, gorjetas para o camareiro, vai ter que ficar em hotel com elevador, pagar pela bagagem (em alguns casos) e excesso de bagagem.
Priorize: Leve somente o extremamente necessário.
Certas coisas são mais baratas compradas no local. Você não precisa se preocupar em comprar um biquíni antes de chegar à Cabo Frio, por exemplo.

5 – Comer fora do Hotel

imagem5Comprar aqueles pacotes de alimentação como meia pensão ou pensão completa pode parecer vantajoso mas acabam saindo caro. Fora do hotel você pode procurar por restaurantes para saborear a culinária local e ainda comparar preços. Assim, você pode passear à vontade sem a preocupação de perder o horário que a comida será servida.
Você também pode optar por fazer pequenos lanches durante o dia do que gastar uma fortuna num jantar naquele restaurante chique.

6 – Troca de dinheiro

imagem6Os cartões de crédito internacionais são úteis, mas o IOF (Imposto sobre operações financeiras) é de 6,38%.
Trocar dinheiro em casa de câmbio terá um acréscimo de cerca de 10% a mais do valor da conversão da moeda. É assim que essas lojas faturam. Existem também os cartões de débito com pré-recarga internacional, como o Visa Travel Money. Apesar da taxa de conversão ser um pouco mais cara que as casas de câmbio. O IOF é de apenas 0,38% e se o dinheiro acabar, alguém aqui no Brasil pode fazer a recarga para você. Mas nesse caso deve-se evitar que sobre crédito no cartão, pois as taxas para reembolso são altíssimas.

7 – Compre sua passagem aérea com antecedência

imagem7Com cerca de 11 meses de antecedência a Companhia Aérea libera os voos para venda, cada voo é separado em classes tarifárias, são todos os mesmos assentos na econômica mas com preços diferentes. Inicialmente a Cia libera as classes mais baratas e conforme elas vão acabando eles liberam as mais caras. Por isso é tão vantajoso comprar com antecedência. Mas em alguns casos, se a Empresa perceber que o avião vai sair com assentos vazios, eles lançam aquelas promoções relâmpago. Mas não é nada garantido.
Para as passagens em alta temporada ou feriados é mais aconselhável comprar logo que as tarifas são lançadas, ou seja, 11 meses de antecedência. Já em datas normais 3 meses para voos nacionais e 5 meses para internacionais.

8 – Não exagere nas lembranças de viagem

imagem8Evite comprar “lembrancinhas de viagem” para todos. Além de atrasar a viagem, as pequenas lembranças podem deixar um rombo no orçamento e excesso de bagagem para bancar. Deixe os presentes para o Natal e compre somente coisas para você e no máximo aquele item de coleção.

9 – Escolha o seu destino com cuidado

imagem9Se uma viagem ao exterior parece fora de questão: considere uma opção mais barata: em vez de viajar para a Itália, talvez um país membro do Mercosul como Argentina e Chile. Além da viagem sair mais barata, a moeda local vale menos que o real, fazendo com que seu dinheiro valha quase o dobro.
Aproveite também para conhecer esse “brasilzão” escolhendo destinos nacionais que talvez você possa ir até de carro. Afinal, o importante é viajar e conhecer lugares novos.

10 – Seja um Viajante Esperto

Acompanhe o Blog Viajante Esperto e fique sabendo das promoções de viagens.
Desde passagens aéreas, pacotes, cruzeiros, passagens rodoviárias até seguros de viagens. Os preços de produtos e serviços desta área são extremamente voláteis, sendo assim, o fato de estar sempre antenado nas promoções pode gerar grandes economias.